Sobre nós

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Quem somos

Somos pesquisadores interessados em divulgar o conhecimento produzido em Análise do Discurso no Brasil. Para tanto, organizamos a ENCIDIS, uma Enciclopédia Virtual do Discurso e áreas afins.

Da posição de sujeito pesquisador em Análise do Discurso (Pêcheux, 1969, 1975, 1982) e em História das Ideias Linguísticas (Auroux, 1992), a ENCIDIS representa a construção de um dispositivo digital, um objeto técnico, cuja finalidade é divulgar conhecimento produzido no campo de estudos de linguagem. No caso da Enciclopédia, cabe, portanto, teorizar sobre seu próprio processo de produção enquanto uma, dentre várias, possibilidades acadêmicas de divulgação de pesquisas. Ao colocar em circulação em meio digital o conhecimento produzido por linguistas brasileiros, a Enciclopédia visa a transmissão desse saber e visa, também, promover sua divulgação. Em outras palavras, com base em uma tecnologia digital, pretende-se colocar em circulação de uma determinada maneira os conceitos, termos e pesquisas em análise do discurso e em áreas afins.

A ENCIDIS recebeu apoio do Edital Universal CNPq (2016). Apresentamos ao CNPq o projeto intitulado Produção da enciclopédia audiovisual virtual em análise do discurso e áreas afins: novos verbetes e legendagem para divulgação científica. O projeto vem sendo desenvolvido na Universidade Federal Fluminense pelo Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS – UFF) em parceria com o Laboratório de Tradução (LABESTRAD – UFF).

Objetivos e aspectos inovadores

Com o projeto em tela, coloca-se a discussão teórica sobre o funcionamento das tecnologias da linguagem as quais têm, ao longo de séculos, revolucionado o modo do homem se relacionar com o mundo.

O objetivo geral do projeto em curso é a elaboração e organização de vídeo-verbetes para uma enciclopédia audiovisual virtual de Análise do Discurso e áreas afins. Em termos específicos, o objetivo é desenvolver a sustentação teórica da construção desse instrumento digital de linguagem, como também problematizar essa prática que visa colocar em circulação a produção de conhecimento na internet. É necessário teorizar sobre o processo de produção de um instrumento digital que coloca em circulação, em português brasileiro, com legendas, o conhecimento produzido no campo de reflexões sobre a linguagem.

O aspecto inovador do projeto está tanto no formato proposto, que é o de pesquisadores convidados sendo filmados apresentando um determinado verbete, quanto na utilização do canal YOUTUBE, como forma de divulgação da produção de conhecimento aqui proposta.

Tal objetivo está vinculado à permanente discussão teórica sobre produção e circulação de conhecimento tendo em vista nossas próprias condições de produção, no espaço universitário, de uma enciclopédia com as características mencionadas. Nossa fundamentação teórica está nos campos de reflexões formulados por analistas de discurso e por pesquisadores em História das Ideias Linguísticas, que trabalham com Orlandi (2001), Guimarães (2002) e Auroux (1992) há mais de três décadas.

Palavras-chave: divulgação de conhecimento, enciclopédia, análise do discurso, tecnologias de linguagem, português-brasileiro, tradução/legendagem

Breve histórico

O projeto em tela, Produção da enciclopédia audiovisual virtual em análise do discurso e áreas afins: novos verbetes e legendagem para divulgação científica, se propõe a dar continuidade e a ampliar o alcance de um projeto anterior, que recebeu apoio da FAPERJ, com duração de 30 meses, concluído em janeiro de 2016.

Sob minha coordenação geral, e com o título Divulgação científica em Análise do Discurso: investigação e inovação com base nas novas tecnologias (FAPERJ processo número: E-26/111.085/2013), esse projeto anterior foi implementado e realizado pelo Laboratório Arquivos do Sujeito (www.uff.br/LAS), sediado na sala 410-II, bloco B, campus do Gragoatá, da Universidade Federal Fluminense. O objetivo maior foi o de desenvolver uma enciclopédia audiovisual virtual em vídeo sobre a Análise do Discurso e áreas afins. Essa enciclopédia foi organizada a partir das falas de pesquisadores especialistas em Análise do Discurso, os quais foram filmados apresentando um conceito, um termo ou um fragmento de pesquisa vinculado ao verbete em questão. Tais verbetes, uma vez falados e filmados, foram editados, transformando-se em pequenos vídeo-verbetes. Em seu conjunto, os vídeo-verbetes foram postados no canal que o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) tem no chamado UFFTUBE, um canal da UFF no youtube.com, e já podem ser acessados com o link http://ufftube.uff.br/user/LAS. Aos pesquisadores convidados, foi demandado o envio de uma lauda escrita sobre o verbete apresentado e, também, na medida do possível, a apresentação de uma palestra para a comunidade da UFF.

Características
inovadoras

A característica principal desse primeiro projeto foi a de ser um projeto de pesquisa coletivo, ou seja, um trabalho realizado por professores, pós-doutores, doutorandos, mestrandos e graduandos em que à investigação teórico-metodológica agregava-se um fazer, uma práxis que deslocou as posições do sujeito pesquisador, tanto dos membros da equipe quanto dos convidados. A equipe inicial, apresentada à FAPERJ, contou com nove integrantes e, ao longo de dois anos e meio de funcionamento, cabe registrar que houve mais de uma alteração no grupo, alterações resultantes de entradas de alguns novos integrantes, e saídas de outros, em uma movimentação peculiar à vida acadêmica. 

Com características inovadoras, uma vez que se propôs a colocar a divulgação de produção científica de uma forma diferenciada, e com forte atuação formativa, o projeto apresentava dois objetivos: 

1) mapear, dar visibilidade e colocar em circulação conceitos e pesquisas basilares da Análise do Discurso e áreas afins, de forma a fazer divulgação dos trabalhos e pesquisas dessa disciplina valendo-se do formato da imagem em movimento na web; e 

2) investir fortemente em um caráter formativo já que sua realização contava com leituras teóricas prévias, com a participação presencial no momento das filmagens e com a possibilidade de ouvir as palestras ministradas posteriormente. Além disso, a possibilidade de concretização de organização dessa enciclopédia em vídeo colocou a equipe em contato com as tecnologias contemporâneas, abrindo um outro campo e perspectivas para os alunos de Letras.